top of page

OEE, o que é e como calcular?

Atualizado: 11 de jan. de 2023

Você sempre ouviu falar de OEE, mas ainda não sabe o que é, e como calcular? Leia o texto abaixo e lhe explicaremos um pouco sobre esse indicador que pode lhe proporcionar grandes melhorias em sua empresa.




OEE

O OEE sigla para Overall Equipament Effectivences, ou eficiência global do equipamento, é uma ferramenta cada vez mais difundida no meio da indústria, para mensurar a produtividade fabril.

O OEE é o produto final de outros 3 indicadores da produção:

  • Disponibilidade: Refere-se ao tempo total trabalhado em comparação ao tempo disponível de trabalho. Podemos exemplificar da seguinte forma, um determinado equipamento opera dentro de um turno de trabalho de 8 horas. Esse equipamento, permaneceu nesse dia, parado por 2 horas, portanto, operou durante 6 horas do dia. No caso citado, obtem-se um indice de disponibilidade de 75%.

  • Eficiência: É o produto da divisão da performance média executada pela performance padrão cadastrada. Usando o mesmo exemplo do equipamento acima, durante as 6 horas em que a máquina operou, contabilizou um total de 240 itens produzidos, isso nos dá um tempo médio de 1,5 minutos por item. Tendo em vista que o tempo padrão cadastrado para execução desse item era de 1 minuto, então podemos calcular uma eficiência de 66,6%.

  • Qualidade: O terceiro indicador é o de qualidade, ele é representado através da quantidade de itens bons fabricados em comparação com a quantidade total de itens fabricados. Ainda utilizando o exemplo citado acima, então, de um total de 240 itens produzidos, observamos 22 itens segregados, restando 218 itens conforme o projeto. Obtivemos então um índice de qualidade de 90,8%.


O gráfico ao lado nos demonstra o impacto das perdas que mensuramos nos 3 indicadores, representando um OEE de 45,4%.



O Impacto na lucratividade

Retornando ao estágio inicial de nosso exemplo, imaginando um cenário ideal onde nosso equipamento produzisse durante nas 8 horas de trabalho, respeitando a performance padrão cadastrada e não incorrendo de haver refugos durante o processo. Nesse cenário, a produção total seria de 480 itens, bem acima dos 218 do citado no exemplo, essa relação, representa o OEE.

Quanto mais baixo for o OEE e menos eficiente a empresa for, menor será sua capacidade de atender as demandas dos clientes, precisando ter turnos de trabalhos maiores e até necessidades de horas extras, onerando assim todo o processo.

Buscar indices de OEE mais altas, impactam diretamente sobre a lucratividade da empresa, tornando mais competitiva no mercado.


Solução Veros

O sistema V-MES é a melhor ferramenta para coletas de dados industriais, desenvolvido com o que há de mais moderno na #industria40, permitindo coletar dados via equipamentos wireless e disponibilizando na palma de sua mão todos os indicadores necessários para tomadas de decisões rápidas e assertivas. Industria 4.0 é com a Veros. #industria40#industry40#caxiasdosulrs#engenhariadeprocessos#engenhariadeprodução#eficiência#produtividade#iot#mobile#manufaturaavançada#metalmecanica




33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page